Conectando negócios de turismo, transformando oportunidades em resultados

Viaje pelos sabores da gastronomia de Blumenau

Cozinha local tem grande influência da cultura germânica

Há muitas formas de se conhecer um destino durante uma viagem. Uma das mais deliciosas é através da sua gastronomia. Em Blumenau não é diferente. Com grande influência da cozinha germânica, os pratos típicos da cidade combinam a tradição alemã com ingredientes brasileiros.

Influenciada pelos costumes trazidos por seus colonizadores, boa parte dos restaurantes em Blumenau tem a carne de porco e diferentes tipos de cervejas em seus cardápios. Não à toa, Blumenau conquistou o título de Capital Nacional da Cerveja e é o lar da Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior festa alemã das Américas. Em 2022, o evento já tem data marcada: 5 a 23 de outubro.

Conheça a seguir alguns pratos tradicionais e imperdíveis para experimentar durante visita a Blumenau.

Joelho de Porco/Eisbein

Eisbein ou joelho de porco é um dos pratos mais conhecidos e tradicionais de Blumenau. A receita possui variações de preparo, podendo ser cozido ou assado. O prato é tipicamente acompanhado por chucrute, uma conserva de repolho fermentado.

Marreco recheado /Gefüllte ente

O Marreco recheado é outro prato tradicional alemão que faz parte da cozinha de Blumenau. Na sua versão mais tradicional, a ave é assada com recheio de miúdos, carne bovina e acompanhamentos como o chucrute, repolho roxo e purês de batata ou maçã. O prato traz à mesa o sabor agridoce da cozinha alemã e pode ser apreciado em diversos restaurantes de Blumenau.

Hackapeter/ Mett

Hackapeter também conhecido como Mett é um prato feito à base de carne crua e temperos fortes. No Brasil usa-se normalmente carne bovina para a preparação, mas na Alemanha é feito com carne de porco. Pimenta do reino, páprica picante e molho inglês são alguns dos temperos que compõem o Mett, além do conhaque. Servido com pão preto é uma ótima opção para se comer com uma cerveja artesanal da região.

Strudel

Um dos mais conhecidos doces alemães, o Strudel é uma sobremesa que não pode ficar de fora em sua viagem por Blumenau. Strudel, que em alemão significa redemoinho, é uma massa folhada com várias camadas e recheada tradicionalmente com maçã. Hoje também são encontradas versões com outras frutas como banana e abacaxi. O doce pode ser servido frio ou quente e é encontrado na maioria das padarias e cafés coloniais da cidade.

Streuselkuchen/ Cuca

Outro doce muito tradicional em Blumenau é a Cuca ou Streuselkuchen (kunchen: bolo), em alemão. Com uma massa doce e quebradiça, a cuca é um bolo coberto com uma espécie de farinha doce. Adaptada no Brasil, ela é geralmente feita com uma cobertura de farinha de banana e é tão apreciada e popular em Blumenau que ganhou um festival próprio, o BlumenKuchen.

Para saber mais sobre Blumenau, acesse  www.turismoblumenau.com.br e o site  www.gvanoticias.com


Sobre Blumenau

Município do Estado de Santa Catarina, situado na região do Vale Europeu, Blumenau foi  colonizada em 1850 pelo médico farmacêutico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto  Blumenau, que chegou à cidade acompanhado de outros 17 colonos, também da Alemanha. Mais tarde, chegaram imigrantes vindos da Itália e Polônia. Blumenau possui uma série de  atrativos como museus, monumentos, praças e casas no estilo enxaimel, além de organizar  eventos e festas responsáveis pelo incremento da economia local e pela movimentação de  milhares de turistas. A cidade sedia a Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a  maior festa alemã das Américas, e é oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja.  Blumenau está entre as dez maiores e melhores cidades do Brasil e é detentora dos selos Safe  Travels, da WTTC, e Viaje+SC, da Santur, que a qualifica como um destino seguro para o  turismo.

Relacionados

Receba as últimas novidades e inspirações diretamente na sua caixa de entrada!

Assine nossa newsletter para estar por dentro de eventos exclusivos, conteúdos emocionantes e oportunidades de parceria no Bureau Mundo.