O despertar das cidades
A primavera dá início a uma época única na Noruega, os tapetes brancos de neve começam a derreter e as flores começam a desabrochar. As cores da estação percorrem o país de norte a sul e o dia ganha mais horas de claridade. A chegada desse período possibilitou diversas atividades próprias da estação. Conheça algumas das principais opções da temporada.
O momento é perfeito para uma visita às principais cidades da Noruega. Assim que aparecem os primeiros sinais da primavera – quando a temperatura sobe acima de zero e o sol começa a trazer algum calor – os noruegueses saem de casa para aproveitar ao máximo a nova estação. As calçadas começam a ficar movimentadas e os habitantes locais começam a aproveitar as primeiras “utepils” (cerveja apreciada ao ar livre, ao sol) do ano.
Este ano a Noruega tem ainda mais atrações na estação, já que a região de Bodø- no norte do país- recebeu o título de Capital Europeia da Cultura 2024, a primeira reconhecida ao norte do Círculo Polar Ártico, que combina cultura com atividades ao ar livre. Bodø oferece aos visitantes e nativos uma semana inteira com atividades divertidas, eventos culturais, boa comida e experiências na natureza na região de Salten.
Outro ponto alto da estação é o Dia da Constituição, o principal feriado nacional norueguês. Com desfiles e festividades por todo país, o dia 17 de maio é um momento em que os noruegueses saem às ruas e aproveitam as músicas, jogos e tradições, uma delas é usar o traje típico “bunad”, que revela através das cores a ancestralidade de seu usuário.
Os fiordes em plena floração
Uma experiência única é visitar a Noruega quando o país acorda de sua hibernação. Durante algumas semanas em maio, na parte sudoeste da Noruega (o tempo exato varia de ano para ano), dezenas de milhares de árvores frutíferas florescem nos fiordes. Impressionantes picos nevados emolduram as vistas pitorescas – as mesmas montanhas que fornecem proteção para as pequenas áreas que possuem solo fértil. Com ajuda do reflexo do sol nos fiordes, as paisagens criam microclimas únicos, que tornam essas aldeias aconchegantes perfeitas para o cultivo de frutas, especialmente maçãs e cerejas.
Dica: o lugar mais famoso para experienciar o fenômeno é a região de Hardanger, onde é possível visitar uma variedade de aldeias idílicas de frutas, como Lofthus, Kinsarvik e Ulvik. A área de Sognefjord é outra excelente opção. E nem pense em ir embora antes de provar o resultado da floração do ano anterior – o saboroso Eplemost (suco puro de maçã) e cidra de produtores locais.
Prática de esqui
A Noruega é um destino ideal para prática de esqui, até mesmo na primavera. O “Vårskiturer” (esqui de primavera) é muito popular no país. Em certas áreas montanhosas ao norte, geralmente há muita neve pura e fina até abril e maio. Os dias são mais quentes e cada vez mais longos. Ainda no norte, é possível experienciar o sol da meia-noite no final da primavera. Várias estações de esqui não fecham até o final de abril.
Em muitas áreas, a primavera é a estação perfeita para passeios de esqui e kitesurf. Uma das opções é Narvikfjellet, uma estação de esqui ao norte do país, onde é possível esquiar do topo da montanha até a base do fiorde, até mesmo em junho. Outra possibilidade é pegar o trem para Finse, entre Oslo e Bergen, para praticar kitesurf e esqui cross-country no planalto da montanha Hardangervidda.
Não faltam atividades para aproveitar a primavera norueguesa e todas as outras estações com suas características e atividades únicas.