Na sua 15º edição, a Manchester Pride é conhecida por ser umas das Paradas mais antigas do Reino Unido. O desfile aconteceu no sábado (25/08), mas o festival começou na sexta-feira (24/08) e celebrou a diversidade em grande estilo.
O Manchester Pride Festival teve sua primeira celebração em 1985, mas só em 1989, com um festival musical chamado Celebration of Gay and Lesbian Diversity, que a cidade começou a dar prioridade ao evento. E apenas no encerramento da Parada Gay de Manchester de 2003, quando a cidade também sediou a Europride, é que o evento passou a ser chamado de Manchester Pride.
O Festival comporta três grandes eventos. O The Big Weekend (festival no Manchester Gay Village), um show enorme pra todo mundo curtir junto. Este ano os principais destaques foram: Rita Ora, Jake Shears, Sigala, Alexandra Burke, Nadine Coyle, Louise, Pete Tong e Ana Matronic.
A Parada percorreu as ruas do centro de Manchester e contou com quase 5000 pessoas. O tema desse ano foi “Circo da Aceitação”, a ideia partiu do filme “The Greatest Showman” que tem como contexto exatamente a aceitação de pessoas diferentes.
E o Candlelit Vigil (vigília que acontece no Sackville Park), que é praticamente um mar de velas para lembrar aqueles que perdemos para a AIDS. Um momento de reflexão e de alerta para combater a epidemia mundial.
Durante todo o festival os bares, pubs e clubs locais prepararam uma programação especial para receber os moradores e turistas.