Noruega: conheça a região europeia da gastronomia

No país nórdico, os entusiastas da gastronomia poderão desfrutar da culinária local de forma única

Aproveite a oportunidade de visitar as paisagens majestosas norueguesas e deixe que os sabores típicos surpreenda e estimule seu paladar! – Foto por: Leikny Havik Skjærseth – Visit Norway

Quando se é um verdadeiro apreciador de boas refeições, a Noruega é, seguramente, um destino gastronômico incontornável. Aproveite a oportunidade de visitar suas paisagens majestosas, com fiordes glaciares de grande profundidade e costas de tirar o fôlego, e deixe que os sabores típicos do país situado no norte da Europa surpreenda e estimule seu paladar! Descubra 6 locais surpreendentes para desfrutar dos aromas e temperos noruegueses:

1. Skrei em Lofoten

Uma refeição deliciosa em Lofoten – Foto por: Rasmus Skaug – VisitNorway.com

O skrei, reconhecido como um dos melhores e mais sustentáveis peixes comestíveis do mundo, migra anualmente para Lofoten, Vesterålen e outras regiões do norte da Noruega para desovar. Vivencie o ápice da temporada de pesca nos meses de fevereiro a abril.

Explore ainda Henningsvær, um vilarejo de pescadores com restaurantes aconchegantes, galerias de arte e uma ativa comunidade de escalada.

2. Trondheim: Região Europeia da Gastronomia

Com mais de 200 produtores locais, Trøndelag destaca-se como uma das regiões alimentícias mais importantes do país. – Foto por: Marius Rua _ Buckethaus – Trøndelag

Carne de veado, rena, queijo e frutos do mar são algumas das iguarias que espera-se encontrar na região de Trøndelag, Noruega Central. Com mais de 200 produtores locais, Trøndelag destaca-se como uma das regiões alimentícias mais importantes do país. 

Trondheim, cidade histórica, é um ponto de encontro gastronômico com restaurantes Michelin, bem como estabelecimentos peculiares e informais.

3. Safári de Comida Local em Røros

Prato típico dos Sami. – Foto por: René Bjerregaard – Visit Norway

Røros oferece uma experiência culinária única: lá, os visitantes podem ser conduzidos  pela história da “capital da comida local” da Noruega. Guias treinados proporcionam uma ambientação histórica, explorando desde o que os mineiros comiam durante o dia de trabalho até a influência da cultura Sami no comércio. Røros é reconhecida como uma das principais regiões de comida local da Noruega.

4. Beba Sidra em Hardanger

Desfrutando de um copo de sidra. – Foto por: Toke Mathias Riskjær – Visit Norway

Muitos produtores de sidra noruegueses se encontram na deslumbrante Hardanger. No distrito tradicional do oeste da Noruega, é possível realizar visitas a uma fazenda de sidra, fazer um cruzeiro de sidra e até mesmo se hospedar em um hotel de sidra em Utne.

A “Sidra de Hardanger” agora possui um selo com proteção geográfica, assegurando autenticidade, assim como o champanhe.

5. Jante no Maior Restaurante Subaquático do Mundo: “Under”

Sob a superfície, o Under não é apenas um restaurante, mas uma experiência única. – Foto por: Ivar Kvaal

Sob a superfície, o Under não é apenas um restaurante, mas uma experiência gastronômica aclamada com uma estrela Michelin, por sua culinária de alta qualidade. A atmosfera subaquática oferece uma combinação única de delícias gastronômicas e um ambiente exclusivo.

6. Hol: O Vilarejo do Queijo

Em Hol,  é possível experimentar os queijos mais apreciados. – Foto por: Christian Roth Christensen – VisitNorway.com

Hol, entre Oslo e Bergen, transformou-se em um paraíso do queijo. Hol Ysteri, uma queijaria com mais de 20 variedades de oito produtores locais, é um dos destaques da região.

Lá, é possível experimentar um dos queijos mais apreciados: o Presthol, proveniente de leite de animais que pastam nas fazendas de verão nas montanhas. Prove também os premiados queijos da fábrica Rueslåtten, garantindo uma experiência rica em sabores.

Relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba todas as novidade!