Um lugar onde o azul profundo do mar se encontra com montanhas que aparentam tocar o céu, vilas com casas coloridas que se destacam no meio de fiordes majestosos e uma paisagem deslumbrante. É assim que são as Ilhas Lofoten, um paraíso dentro do Círculo Polar Ártico.

Conhecida por sua natureza selvagem e pelos seus espetáculos naturais como a aurora boreal e o sol da meia-noite, as Ilhas Lofoten proporcionam muito mais que só um inverno rigoroso.
A cultura da ilha é ligada profundamente à pesca, natureza e às tradições vikings que refletem diretamente na vida da comunidade que por séculos sobreviveu em um ambiente remoto e desafiador.
Apesar do isolamento geográfico, a comunidade seguiu resistente e manteve sua forte identidade cultural que é marcada por costumes locais, festivais e uma conexão intensa entre o mar e a terra.
Por serem uma região muito ligada ao mar, a pesca acabou se tornando o coração tanto da cultura quanto à economia da região. Isso fica ainda mais evidente quando observamos a importância do bacalhau (skrei e stockfish) para a comunidade, que deixa de ser só um simples alimento e vira símbolo cultural, preservado em festivais locais e na culinária local, além das celebrações que comemora a importância da pesca na região.


Além disso, a região tem uma história fortemente ligada aos vikings, que habitaram a região há mais de mil anos, em Borg existe um museu que recria a vida desses antigos navegadores, com réplicas de barcos, casas e atividades culturais, permitindo que as pessoas conheçam de perto a herança histórica do lugar.
Essa influência viking tem marcas até hoje na cultura e culinária em Lofoten como na tradição pesqueira e a conexão com o mar que foi passada de geração em geração desde a época viking. A forma de fortalecer laços sociais por meio de festas e feiras, na arte, arquitetura e em tradições místicas que são celebradas até hoje e na língua também, já que muitas palavras do norueguês são derivadas do antigo nórdico.
Fora as atividades de trilhas, caminhadas e escaladas, os visitantes podem se aventurar com atividades de caiaque e canoagem pelos fiordes de Lofoten, natação nas águas cristalinas da ilha e visitação às ilhas de pescadores. As Ilhas Lofoten encantam diversos turistas com suas praias paradisíacas, envoltas por grandes montanhas intocadas.

As praias que mais se destacam são a Praia de Unstad, que é um dos pontos de surfe mais famosos da Noruega e atrai todo ano milhares de surfistas, as praias de Hauckland, Uttakleiv, Ramberg e Flakstad se destacam por suas paisagens que são envoltas por montanhas, casas de praia, águas calmas e pequenas trilhas que levam o visitante a se aprofundar na atmosfera ambiente e se entregar ao local.
Fica provado que o norte da Noruega pode ser muito bem aproveitado mesmo com o frio, as Ilhas Lofoten nos mostram que um país dominado pelo inverno ainda tem suas belezas praianas e atividades que não envolvem somente a neve. Além de mostrar para o mundo a importância, tanto econômica quanto cultural, que a pesca representa para eles e a riqueza histórica que eles carregam por gerações
A Northern Norway Travel (NNT), uma DMC localizada no coração do Ártico, organiza roteiros sob medida no norte da Noruega que incluem a Aurora Boreal e as deslumbrantes paisagens do país, tudo enriquecido pela gastronomia local.
Para saber mais sobre a Northern Norway Travel, visite o site oficial e acompanhe as sessões de treinamento na plataforma Bureau Mundo.
.
Texto escrito por: Ana Carolina Lack