Em sua primeira edição, a Festa do Azeite de Oliva, no Rio Grande do Sul, celebrou a safra recorde do produto e movimentou o estado entre os dias 27 e 29 de maio. A programação envolveu gastronomia, degustação de azeites, palestras, artesanato, shows e apresentações culturais.
O evento, celebrado em Caçapava do Sul — berço da olivicultura no estado — foi lançado com tanta importância, que o governo do Estado transferiu os trabalhos simbolicamente para lá.

Além do governador Ranolfo Vieira Jr., os secretários Domingos Velho Lopes (Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), Edson Brum (Desenvolvimento Econômico), Raphael Ayub (Turismo) e Beatriz Araujo (Cultura). O vice-presidente da República General Mourão e outras autoridades também estiveram presentes. Com tudo isso, uma série de empreendimentos e experiências turísticas crescem na região.
“É um orgulho ver nosso estado se desenvolvendo e se destacando nas mais diversas áreas e culturas. Nosso azeite já é referência em qualidade no mundo”, salienta Lúcia Hoffmann.