Descubra os melhores pontos para mergulho e snorkel em Barbados

O país caribenho – lar de grande biodiversidade subaquática- tem algumas das melhores regiões para a prática de mergulho do mundo

As águas cristalinas de Barbados favorecem a prática de mergulho e snorkel nas paisagens naturais subaquática – foto: Barbados Toursim Marketing Inc

Com águas cristalinas e uma riqueza subaquática exuberante, Barbados é um paraíso para explorações marítimas. Seja com a prática de snorkel ou mergulho, não faltam opções para conhecer as maravilhas abaixo da superfície.

Na ilha caribenha, os turistas podem descobrir um caleidoscópio de antigos recifes de corais que adornam as águas que abrigam a vida marinha ainda mais fascinante. Tons variados de amarelo e laranja vibrantes atraem os amantes do mar. Ainda que facilmente encontrados, os guias locais podem indicar as melhores regiões e as precauções necessárias de cada local. Além disso, existem diversas opções para aluguel de equipamentos ao redor da ilha. Uma questão muito importante para o país é a preservação do ambiente marinho, por isso os mergulhadores não devem tocar ou danificar os corais, que crescem apenas 2 cm por ano.

Para mergulhadores iniciantes e intermediários que buscam explorar os diferentes cenários subaquáticos, o Bell Buoy é uma ótima introdução aos recifes de Barbados. Com medidas entre 20 e 60 pés, as formações naturalmente inclinadas são habitadas por peixes-anjo, peixes-papagaio e estrategicamente pontilhadas por corais. Esta formação é encontrada ao longo da costa de Accra Beach, no sul. Já para os mergulhadores mais experientes, atravessar as profundezas do Shark Bank, também nas águas do sul, é a opção ideal. Apesar do que o nome sugere, a região é perfeitamente segura.

Os mergulhos noturnos também são um sucesso entre os habitantes e turistas. À medida que o sol se põe, os entusiastas encontram seus guias e se preparam para conhecer a noite subaquática. Um excelente ponto para mergulho noturno é o Dottin’s no oeste da ilha, onde os aventureiros devem se preparar para encontrar barracudas e alguns cardumes de ‘snappers’ amarelos. A costa oeste é um dos destaques do país, onde a visibilidade de até 95 pés a torna uma das melhores regiões para a prática de snorkel do mundo.

O naufrágio SS Stavronikita foi naufragado propositalmente sob as águas de St. James para atuar como recifes – foto: Barbados Tourism

Já o chamado SS Stavronikita é um naufrágio a ser explorado nas águas de St. James. Mergulhadores ficam fascinados com este naufrágio que foi propositalmente posicionado sob as águas para atuar como um recife em meados da década de 70. A mais de 100 pés abaixo da superfície da água, a região oferece alguns dos melhores pontos de mergulhos com snorkel no Caribe e é fascinante para mergulhadores avançados atravessarem.

Mergulhar em Barbados é sem dúvidas uma experiência imperdível para qualquer visitante. Ouriços-do-mar, peixes-leão, pequenos tubarões, tartarugas marinhas são apenas algumas das espécies exóticas presentes nos mares do país. As águas azuis com rica biodiversidade convidam todos a conhecer as belezas submarinas do Caribe.

Relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba todas as novidade!