Por Natália Manczyk – @portadeembarque
Muita gente espera o pico do inverno para ir em busca da aurora boreal na Noruega, mas um dos melhores segredos é que a temporada já começa no outono. Ou seja, em setembro já é possível ver o espetáculo de luzes dançantes no céu, e com uma lista de vantagens: as folhas ainda estão douradas, os dias menos gelados, o céu mais limpo, e o fluxo de turistas, bem mais tranquilo.
A época deixa o show das luzes ainda mais especial: as folhas multicoloridas enchem as árvores, os fiordes refletem os tons do pôr do sol e, quando a noite cai, o céu se ilumina com as faixas verdes, rosas e vermelhas criadas quando as partículas solares colidem com a atmosfera da Terra.
Os destinos do norte da Noruega, como Tromso, Lofoten e Alta, têm uma boa variedade de passeios para ver a aurora com conforto e autenticidade, e isso mesmo na baixa temporada. Guias locais que falam inglês, espanhol, alemão, francês ou chinês, conduzem pequenos grupos por paisagens incríveis em busca do melhor céu possível.
Na caçada, os viajantes são guiados por profissionais que compartilham histórias locais ao redor de uma fogueira típica norueguesa. Além disso, saboreiam comidas regionais, tomam um chocolate quente e têm todos os registros da experiência com as fotos incluídas no passeio.
A Northern Norway Travel (NNT), DMC no coração do Ártico, organiza roteiros personalizados no norte da Noruega para quem quer ver a aurora boreal seja inverno seja outono.
Onde ver a aurora boreal no Norte da Noruega
Tromso é o principal ponto de partida para quem quer ver a aurora boreal. Com voos internacionais diretos e uma boa infraestrutura turística, a cidade se consolidou como o centro da temporada de luzes. Mas, justamente por isso, o destino pode ficar bem movimentado no inverno. Já no outono, Tromso recebe menos turistas e já dá a chance de presenciar o fenômeno.
Para quem busca mais tranquilidade e uma conexão ainda mais alta com a natureza, vale explorar lugares das redondezas como Alta, Lyngen e Senja, que oferecem paisagens deslumbrantes e menos poluição de luzes. Um pouco mais ao sul, a região de Bodo também é uma alternativa para aproveitar bem a aurora, já que a cidade tem fácil acesso, com aeroporto internacional no centro da cidade. Enquanto isso, nas ilhas Lofoten e Vesterålen, a aurora pode ser combinada com atividades como a observação de baleias.
O que fazer em setembro na Noruega
A vantagem de ver a aurora boreal no outono no norte da Noruega é que o viajante consegue juntar o melhor das estações: durante o dia, aproveita as atividades ao ar livre em meio à natureza impactante da Noruega, e, à noite, pode ver o fenômeno no céu sem ter que enfrentar o frio extremo e as camadas e mais camadas de roupas. Os turistas podem fazer caminhadas entre montanhas com árvores coloridas, trilhas em frente a cachoeiras e caiaque nos fiordes, e de noite assistir ao céu se iluminando tal qual no pico do inverno. Mais uma vantagem: o sol não se põe cedo quanto no inverno: a luz do dia costuma ir nessa época até às 8 da noite, o que significa que dá para aproveitar os dias longos e então fazer a caçada da aurora à noite. São férias com dias que rendem.
Para conhecer mais sobre a Northern Norway Travel, acesse o site oficial e acompanhe os treinamentos no canal deles aqui no Bureau Mundo.