Cozinha local tem grande influência da cultura germânica
Há muitas formas de se conhecer um destino durante uma viagem. Uma das mais deliciosas é através da sua gastronomia. Em Blumenau não é diferente. Com grande influência da cozinha germânica, os pratos típicos da cidade combinam a tradição alemã com ingredientes brasileiros.
Influenciada pelos costumes trazidos por seus colonizadores, boa parte dos restaurantes em Blumenau tem a carne de porco e diferentes tipos de cervejas em seus cardápios. Não à toa, Blumenau conquistou o título de Capital Nacional da Cerveja e é o lar da Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior festa alemã das Américas. Em 2022, o evento já tem data marcada: 5 a 23 de outubro.
Conheça a seguir alguns pratos tradicionais e imperdíveis para experimentar durante visita a Blumenau.
Joelho de Porco/Eisbein
Eisbein ou joelho de porco é um dos pratos mais conhecidos e tradicionais de Blumenau. A receita possui variações de preparo, podendo ser cozido ou assado. O prato é tipicamente acompanhado por chucrute, uma conserva de repolho fermentado.
Marreco recheado /Gefüllte ente
O Marreco recheado é outro prato tradicional alemão que faz parte da cozinha de Blumenau. Na sua versão mais tradicional, a ave é assada com recheio de miúdos, carne bovina e acompanhamentos como o chucrute, repolho roxo e purês de batata ou maçã. O prato traz à mesa o sabor agridoce da cozinha alemã e pode ser apreciado em diversos restaurantes de Blumenau.
Hackapeter/ Mett
Hackapeter também conhecido como Mett é um prato feito à base de carne crua e temperos fortes. No Brasil usa-se normalmente carne bovina para a preparação, mas na Alemanha é feito com carne de porco. Pimenta do reino, páprica picante e molho inglês são alguns dos temperos que compõem o Mett, além do conhaque. Servido com pão preto é uma ótima opção para se comer com uma cerveja artesanal da região.
Strudel
Um dos mais conhecidos doces alemães, o Strudel é uma sobremesa que não pode ficar de fora em sua viagem por Blumenau. Strudel, que em alemão significa redemoinho, é uma massa folhada com várias camadas e recheada tradicionalmente com maçã. Hoje também são encontradas versões com outras frutas como banana e abacaxi. O doce pode ser servido frio ou quente e é encontrado na maioria das padarias e cafés coloniais da cidade.
Streuselkuchen/ Cuca
Outro doce muito tradicional em Blumenau é a Cuca ou Streuselkuchen (kunchen: bolo), em alemão. Com uma massa doce e quebradiça, a cuca é um bolo coberto com uma espécie de farinha doce. Adaptada no Brasil, ela é geralmente feita com uma cobertura de farinha de banana e é tão apreciada e popular em Blumenau que ganhou um festival próprio, o BlumenKuchen.
Para saber mais sobre Blumenau, acesse www.turismoblumenau.com.br e o site www.gvanoticias.com
Sobre Blumenau
Município do Estado de Santa Catarina, situado na região do Vale Europeu, Blumenau foi colonizada em 1850 pelo médico farmacêutico e filósofo alemão Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou à cidade acompanhado de outros 17 colonos, também da Alemanha. Mais tarde, chegaram imigrantes vindos da Itália e Polônia. Blumenau possui uma série de atrativos como museus, monumentos, praças e casas no estilo enxaimel, além de organizar eventos e festas responsáveis pelo incremento da economia local e pela movimentação de milhares de turistas. A cidade sedia a Oktoberfest Blumenau, a segunda maior do mundo e a maior festa alemã das Américas, e é oficialmente a Capital Brasileira da Cerveja. Blumenau está entre as dez maiores e melhores cidades do Brasil e é detentora dos selos Safe Travels, da WTTC, e Viaje+SC, da Santur, que a qualifica como um destino seguro para o turismo.