Noruega

Movida pela natureza, a Noruega é um país com paisagens deslumbrantes, que deixam os viajantes sem fôlego. As regiões montanhosas, os fiordes formados pelos recuos das geleiras, as florestas e praias, os suntuosos rios e cachoeiras, assim como os vinte e um parques nacionais contribuem para deixar os cenários noruegueses entre os mais impressionantes do mundo.

Inclui-se ainda na lista das belezas norueguesas de verão: o fenômeno da natureza sol da meia-noite.

Palavras não bastam para descrever a beleza dos fiordes noruegueses. O país tem a maior concentração dessas formações no mundo. Esculpidos quando as geleiras recuaram durante as eras glaciais e a água do mar inundou os vales em forma de U, os fiordes tornaram a Noruega mundialmente conhecida. O Fiorde de Geiranger e o Fiorde de Nærøy, que é um braço do Fiorde Sogn, estão na lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO. Outros que também se destacam são Fiorde de Lyse, Fiorde de Nord , Fiorde de Sogn e Fiorde de Hardanger.

O Fiorde de Sogn é o mais profundo deles e o Fiorde de Hardanger é famoso por suas cerejeiras e macieiras. Nessas paisagens que parecem surreais, ganham destaque as altíssimas cachoeiras, os picos de montanhas e as águas cristalinas.

Na estação mais fria do ano, a Noruega cobre-se de neve, dando início a temporada de esportes de inverno, como o esqui, snowboard, trenós puxados por cachorros, entre outros. Além disso, nessa época, os céus do país, principalmente no Norte, colorem-se com luzes verde e rosa, ou seja, com as fascinantes auroras boreais.

O país tem experiências fascinantes que remetem aos povos originários da região, os vikings e os samis. Oslo, a capital nacional, tem muitas atrações culturais, como o museu do barco viking, o parque de esculturas Vigeland e a Galeria Nacional. Bergen, Ålesund, Tromsø e Trondheim também são cidades com rica vida cultural. Há ainda vilarejos, com pequenas populações, extremamente bucólicos, espalhados por todo país.